quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Como deve fazer com segurança as suas compras online

Ontem deparei-me com um artigo no Jornal Metro onde falavam sobre a tendência crescente da população portuguesa na forma como utiliza a Internet, dado que em 2011 cerca de 47% da população tinha um acesso frequente à Internet e 2% tinha realizado algum tipo compras online e que após um inquérito realizado em Setembro de 2013 notou-se um crescimento analógico entre os portugueses pois em 2013 cerca de 51% utiliza na média uma hora por dia a Internet e 16% já realizou algum tipo de compras online.




No momento em que estava a ler esse artigo, questionei-me se a maior parte desses portugueses que utilizam a Internet para realizar compras, sabe como se proteger de negócios problemáticos ou onde realizar boas compras e de forma segura. Foi nesse momento que vi que tinha um tema para mais um artigo!

Quando chegamos à decisão de realizar a primeira compra online devemos ter alguns cuidados em como o fazer, que vão desde os preparativos iniciais à finalização da compra.

O que devemos garantir antes de realizar uma compra online


Antes de tudo devemos garantir desde a primeira utilização do nosso computador tomamos as acções necessárias e que a meu ver é absolutamente obrigatória a segurança do mesmo tal como falei no artigo sobre como utilizar de forma segura a Internet, que não devem deixar de ler caso seja a vossa primeira visita.

a. Em primeiro lugar devemos criar ou utilizar um email especifico para as compras online e nunca devemos utilizar o que usamos para contactar os amigos ou o do emprego, como hoje em dia é relativamente fácil criar um email novo é uma tarefa que apenas demora 10 minutos.
Existem alguns locais onde podem criar uma conta de email de forma gratuita como por exemplo no Gmail, na Microsoft Outlook, Sapo, Yahoo e muitos outros.

b. Em segundo lugar  e não menos importante, para comprar um artigo online é sempre necessário realizar o pagamento, por norma os locais de comércio online aceitam vários tipos de pagamentos. No entanto aconselho a utilizarem o Paypal que é a forma de pagamento mais utilizada e considerada mais segura na Internet.
Uma das características de este ser o método de pagamento preferido é que tem a comodidade, facilidade e que podem sempre requisitar o reembolso do pagamento realizado caso não esteja nas condições indicadas pelo vendedor.
Basta registarem-se no site com um email e seguirem os passos indicados, isto tudo de forma gratuita.


Onde podemos comprar com confiança

Existem muitos sites de comércio electrónico na Internet que disponibilizam milhares artigos, no entanto nem todos podem ser considerados os melhores em segurança para com os utilizadores.
Na minha opinião os que indico são os melhores em termos de segurança para o comprador e vendedor, pois permitem requisitar o reembolso caso a encomenda não seja entregue em conformidade com o anunciado.
Já tinha colocado um artigo com informação de onde pode encontrar artigos baratos que podem consultar, mas reforço que os sites que podem visitar frequentemente são os seguintes.

O Ebay é possivelmente o pioneiro neste género, existe desde 1995 sempre a agradar utilizadores e com uma variedade enorme de artigos novos e usados.

A Amazon que começou com venda de livros e foi alargando o tipo de artigos que vendem, tornando-se assim uma das referências.

O OLX um dos sites de comércio electrónico português que tem à venda desde telemóveis até casas.


Dicas de como comprar ou vender


1. Analisar o artigo em vários vendedores
2. Procurar informação e vídeos relacionados para conhecer prós e contras do mesmo
3. Entrar em contacto com o vendedor por email
4. Realizar a compra utilizando o Paypal
5. Aguardar a entrega e validar se está tudo em condições
6. Caso exista algum problema com o artigo entregue podem pedir o reembolso e enviar email ao vendedor
7. Dar avaliação ao vendedor e assim informar a comunidade de quais são os melhores





Gostaram do artigo? 
Deixem um comentário e subscrevam a newsletter embaixo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário. Até à próxima!