segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Como utilizar Linux, Windows ou Macintosh em apenas um computador

Estamos na era da tecnologia e em Portugal é cada vez mais comum existir pelo menos um computador com acesso à Internet em casa de amigos, segundo que alguns artigos que tenho lido indicam que cerca de 67% das famílias portuguesas têm acesso a um computador e 62% dessas têm Internet de banda larga.



Quando li um desses artigos, lembrei-me que é maior parte das pessoas que conheço utiliza computadores com o Windows instalado. Pois bem, foi por isso que no artigo anterior falei da minha primeira experiência com Ubuntu porque decidi experimentar um sistema operativo alternativo ao gigante da Microsoft.

Existem duas formas de utilizar sistemas operativos num computador, podem instalar de raíz na máquina física ou criar uma ou várias máquinas virtuais. Para a maior parte das pessoas que estejam a ler este artigo, este tópico não é novidade, no entanto acredito que também existem algumas pessoas que é mesmo a primeira vez que ouvem falar que é possível ter 3 sistemas operativos diferentes num só computador!

O que necessitam para ter vários sistemas operativos num computador


1. Sistema Operativo


Aqui está a base onde assentam os programas que tanto gostamos de utilizar, em primeiro lugar necessitam de uma versão do sistema operativo em questão, seja ele qual for devem sempre optar por versões legais e nunca ilegais. Depois dos "gigantes" apelidados de Microsoft e Apple têm o Linux, do qual existem várias versões deste sistema operativo gratuito.

Linux

Alinex - Versão desenvolvida por portugueses para estudantes
Open Xange - Versão bastante leve, que segundo os criadores demora 19 segundos a arrancar
Lubuntu - Versão para netbooks, dispositivos móveis e computadores antigos
Linux Mint - Versão para quem se quer iniciar no mundo do Linux
Ubuntu - Versão bastante agradável para quem quer algo maior forte
Pinguy - Versão alternativa para iniciantes
Open Media Vault - Versão gratuita para quem quer criar um NAS ou seja um armazenamento ligado a uma rede de Internet mesmo sem ter conhecimentos profundos para isso

Microsoft

Windows 8.1 - A ultima versão do sistema operativo

Apple

Macintosh - O sistema operativo rival do Windows que não necessita de apresentações

2. Programa para criar máquinas virtuais

Basicamente são programas que permitem a criação de máquinas virtuais, ou seja trata-se de uma tecnologia que permitem virtualizar uma máquina física, dispositivos de armazenamento ou recursos de rede. Esta tecnologia começou a ser desenvolvida para corte nos custos e complexidade nos ambientes de tecnologias de informação e neste momento existe também para o utilizador doméstico.

Virtual Box - Trata-se de um programa open source de virtualização totalmente gratuito que suporta Linux, Windows, Macintosh e muitos mais.

VMWare -  O programa mais utilizado a nível empresarial e doméstico com versões pagas e gratuitas
                    Vmware Player é a versão gratuita do mesmo




Resumindo neste momento têm toda informação necessária para começarem a ter vários sistemas operativos num só computador e caso algo corra menos bem, não têm o trabalho de uma instalação da vossa máquina basta apagar a virtual e instalar novamente.




Gostaram do artigo? 
Deixem um comentário e subscrevam a newsletter embaixo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo comentário. Até à próxima!